Guia para revenda: Dicas para vender plásticos industriais

Posted by: Nitaplast Post Date: 4 de outubro de 2024

Guia para revenda: Dicas para vender plásticos industriais

No competitivo mercado dos plásticos industriais, mesmo as empresas mais estabelecidas precisam buscar formas de fortalecer sua presença e agregar valor aos seus produtos. Um posicionamento estratégico traz diversos benefícios, permitindo que sua empresa se destaque da concorrência e conquiste clientes que buscam qualidade e inovação. Uma estratégia clara e bem definida facilita a comunicação de sua proposta de valor, tornando mais fácil para os clientes entenderem por que devem escolher seus produtos Nitaplast. Vender plásticos é, principalmente, vender uma ideia que vai além do material, é oferecer a solução que seus clientes precisam.

Pensando nisso, preparamos um guia com algumas dicas que vão te ajudar a melhorar a venda e o conhecimento sobre plásticos industriais:

1 – Conheça os tipos de plásticos e suas aplicações

É importante ter um conhecimento profundo sobre os diferentes tipos de plásticos industriais que você está vendendo, como o Nylon, Poliacetal, PP, PEAD, entre outros. Isso porque, cada tipo de plástico tem propriedades únicas que o tornam perfeitos para diferentes aplicações, como resistência mecânica, resistência térmica, absorção de umidade, etc. Entender essas características é importante, pois ajudará a orientar os clientes sobre a escolha do material certo para suas necessidades. Em nosso blog, você encontra diversos artigos que vão te guiar a conhecer as características de cada material.

2 – Conheça seu público-alvo

Saber quem são seus clientes, quais as suas necessidades e como e onde eles preferem receber informações é importante para definir a abordagem de venda adequada. Isso inclui a identificação de características como o setor de atuação, o porte da empresa e os desafios específicos que eles enfrentam, e assim oferecer serviços que atinjam suas expectativas com a abordagem correta.

Conhecer seu público também ajuda a desenvolver uma estratégia de marketing mais assertiva. Investigue quais canais de comunicação eles utilizam com mais frequência. Por exemplo, se descobrir que seus clientes são ativos em redes sociais, e então foque suas campanhas e interações nesse meio. Porém, se eles preferem receber informações por e-mail, direcione seus esforços para essa plataforma.

3 – Pesquise o mercado atual

Após entender o seu cliente, é importante acompanhar o mercado atual e a sua evolução, pois mudanças culturais, sociais, econômicas podem influenciar o comportamento do consumidor. Estar antenado no que acontece no mercado fornecerá insights que ajudam a alinhar suas estratégias de vendas e marketing com as necessidades atuais do mercado.

De acordo com um relatório da Grand View Research (2023), o mercado global de plásticos de engenharia deve crescer a uma taxa anual composta de 4,2% até 2030. Compreender essas tendências permite que você antecipe as necessidades do mercado e ajuste seu catálogo de produtos para atender a demanda.

A forma como os consumidores pesquisam e compram produtos também está mudando. Um estudo da McKinsey & Company (2022) revelou que 70% dos compradores B2B preferem realizar pesquisas online antes de entrar em contato com fornecedores. Além disso, 60% dos compradores de plásticos industriais são influenciados por análises e opiniões de outros profissionais da indústria, destacando novamente a importância de ter uma presença online bem-informada e estratégica, pensando na conversão desse consumidor.

4 – Ofereça um portfólio variado

Os clientes muitas vezes precisam de plásticos em tamanhos e formatos específicos. Portanto, adicionar ao seu catálogo, produtos de diversas medidas e formatos, além de agregar valor à sua revenda também poderá conquistar novos mercados. A Nitaplast, oferece uma variedade de medidas e formatos, para todos os tipos de aplicações, consulte nosso fôlder.

5 – Eduque os clientes sobre custo X qualidade

O vendedor deve educar seus clientes quanto ao custo dos materiais e a escolha certa de fornecedores, pois ao considerar a compra de plásticos industriais, é importante lembrar que o preço nem sempre reflete a melhor escolha para suas necessidades. Plásticos de baixo custo podem, frequentemente, apresentar problemas técnicos como baixa durabilidade, porosidade e baixo desempenho, o que pode levar a custos adicionais e problemas operacionais. Investir em produtos de qualidade com fornecedores de confiança garante melhor desempenho, durabilidade e confiabilidade, resultando em um melhor custo-benefício geral para sua operação.

6 – Apresente ao cliente as vantagens do plástico sobre outros materiais

Muitos clientes podem não estar cientes do custo-benefício dos plásticos industriais em comparação com outros materiais, como os ferrosos e não ferrosos, aqui você encontra as vantagens. Além disso, a sustentabilidade é um fator cada vez mais importante. Mostre as vantagens ambientais de plásticos industriais, como aqueles que podem ser reciclados e como a escolha do fornecedor com práticas sustentáveis também é importante, interferindo no cliente final e em um futuro mais sustentável.

7 – Construa parcerias

Uma das dicas que mais valorizamos na Nitaplast, é a construção de parcerias. O mercado de plásticos é competitivo e muitas vezes, baseado em relações de confiança. Construir um bom relacionamento com seus clientes, conhecendo seus processos e oferecendo um atendimento personalizado para cada um gera lealdade a longo prazo. Além disso, a parceria com fornecedores permite um alinhamento mais assertivo nas necessidades e expectativas, facilitando a comunicação, a disponibilidade de materiais específicos e a agilidade na entrega.

8 – Desenvolva atendimento e suporte ao cliente de qualidade

Pensando ainda em formação de parcerias, para garantir a satisfação e fidelidade dos clientes, é importante ter uma equipe treinada que possa fornecer suporte especializado e responder rapidamente a perguntas dos clientes sobre especificações técnicas, métodos de processamento, compatibilidade de materiais, etc.

9 – Mantenha-se atualizado às inovações do setor

O mercado de plásticos está em constante evolução, com novas formulações, e tecnologias de processamento desenvolvidas regularmente, como os plásticos com masterbatch/pigmentação preta. Mantenha-se atualizado sobre as últimas inovações, como plásticos reforçados, plásticos com propriedades avançadas, como aditivos e pigmentos, e novas técnicas de fabricação. Esse conhecimento pode ser utilizado para diferenciar sua oferta e conquistar novos mercados. A Nitaplast investe em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, para oferecer sempre o melhor do mercado para seus clientes.

10 – Gestão logística eficiente

Investir em uma estratégia de logística eficiente é muito importante para garantir a satisfação do cliente. Procure contratar empresas que mantém um bom histórico de entregas, acompanhar o rastreamento para manter seu cliente atualizado e contar com fornecedores de confiança, que cumprem prazos de entrega e ajudam a evitar falta de itens.

É necessário também manter um estoque organizado, garantindo que os produtos estejam disponíveis para atender demandas imediatas. Em um mercado onde os clientes frequentemente solicitam entregas de última hora e rápidas, manter em estoque variedades de materiais em diferentes formatos e medidas, garante o atendimento rápido as necessidades dos seus clientes.

 

Atuar no mercado de plásticos industriais pode parecer desafiador, mas com o conhecimento adequado e a abordagem estratégica correta, você pode se destacar e alcançar ótimos resultados!

Na Nitaplast, estamos comprometidos em fornecer plásticos industriais de qualidade que atendam às suas necessidades específicas e suporte especializado. Acesse nosso fôlder online e conheça nossa linha variada de plásticos industriais.

Juntos, podemos conquistar um mercado em constante evolução e alcançar novos patamares de sucesso!

 


 

Não se esqueça de acompanhar nosso blog para mais dicas e atualizações sobre o mercado de plásticos industriais.

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